O Que é a Semente do Futuro?

A Semente do Futuro é uma organização não governamental, sem fins lucrativos que tem a finalidade de levar de forma gratuita atividades culturais, esportivas e sociais para crianças,  adolescentes e suas famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social residentes da comunidade de Vila Aliança e adjacências.

Acreditamos que estas atividades e o acolhimento contribuem para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e social da criança e do adolescente ao ponto de provocar transformações positivas para sua vida e de sua família e assim elevar autoestima e a garantia de direito.

Atualmente oferecemos as seguintes atividades:  Dança folclórica, balé, judô, teatro, alfabetização, empoderamento digital,  coral,  banda marcial e Cidadania.

Nestas atividades a criança e o adolescente são estimulados nos processos criativos e afetivos, através de atividades lúdicas, usando essas ferramentas de aprendizado, para a construção da identidade pessoal, para exercício de sua cidadania, do pensamento crítico e com isso, desenvolver suas potencialidades naturais, formando cidadãos conscientes, participantes e transformadores da sua realidade social.

A Semente do Futuro atua há 32 anos na comunidade de Vila Aliança. Vamos contar o começo desse belo trabalho que vem contribuindo de forma transformadora, fundamental e necessária à formação das crianças, jovens e suas famílias.

História da Tia Selminha

Eu sofria bulliyng no primário. Era feia, magra e pobre. Tomava banho com sabão de coco, por isso não tinha um perfume agradável. A professora me colocava para sentar perto dela e me protegia das colegas. Fazia desenhos lindos no meu caderno, e eu me sentia importante. Pensava: “Um dia vou fazer isso por outras pessoas, vou ser como a tia Kátia.” Às vezes basta atenção, afeto, um abraço, um olhar para transformar uma vida. 

Resolvi me destacar pelos estudos. Aos treze anos conseguimos a nossa primeira casa na Vila Aliança. No local deparei-me com crianças que já eram cooptadas pelo crime. Decidi começar um reforço escolar na minha casa como forma de ajudar a essas crianças. Aos 18 anos entrei para a Embratel e comecei uma campanha com os meus amigos de trabalho para oferecer um sopão para trinta crianças diariamente. Além do sopão oferecia aulas de cidadania com o objetivo de construir valores que permanecem até hoje pelas crianças que passaram por Tia Selminha. Assim nasceu a Semente do Futuro. 

Todo mundo tem dificuldades, mas ou se fica na reclamação ou se age. Decidi agir. Comecei servindo sopão para 30 crianças. Mas percebi que era uma ação assistencialista que não transformava a vida de ninguém. Resolvi então criar a ONG para valorizar as pessoas e ajudá-las a buscar caminhos que não fossem o tráfico, o crime ou a prostituição. Não foi um caminho fácil, nada seria possível sem o auxílio de muitas pessoas no bem e de uma equipe de valor como é a nossa, esses gigantes que abraçam a causa todos os dias em que enfrentam todo o tipo de dificuldade para realizar a transformação em cada criança que merece ter um futuro digno e feliz.

Semente do Amanhã

A ONG ficava numa das piores ruas de um local bastante perigoso. Existiam duas formas de chegar na instituição, e ambas passavam por bocas de fumo. 

Nossas crianças ficavam na linha de tiro, entre o tráfico e a polícia. Os alertas dos fogueteiros do tráfico avisando sobre a entrada da polícia eram importantes, porque davam tempo para descermos para o andar inferior, mais seguro. Meu maior medo era que alguma criança pudesse ser vítima de bala perdida dentro da ONG. A casa volta e meia era atingida. O telhado ficava todo furado, e o presidente da ONG tampava com durepox. 

Conseguimos um novo espaço que pertence  à prefeitura do Rio, ele estava abandonado e com a ajuda da Uber, do Instituto da Criança e de amigos do bem conseguimos recuperar parte do imóvel, o que possibilitou a nossa mudança. Hoje podemos oferecer às nossas crianças mais conforto, mais espaço e mais segurança. Neste novo espaço podemos receber visitas, voluntários e amigos da causa. Quando mudamos de endereço, também mudamos de nome: Hoje a Semente do Amanhã é a Semente do Futuro Agora estamos na Praça do Nordeste, 123 – Bangu – RJ. Esperando a sua visita. 

Fotos na Antiga Sede

Novo Tempo
Semente do Futuro

Todo esse trabalho tem sido feito de forma séria, responsável e cumprindo os objetivos propostos. Desejamos obter estabilidade financeira para continuar oferendo às nossas crianças, adolescente e suas famílias, ferramentas de transformação social.  Os nossos recursos vêm de corações no bem, de amigos da causa e de editais que concorremos. Não é possível fazer nada sozinho, por isso o seu apoio é tão importante. O pouco de cada um faz a grande diferença. Se nada fizermos NADA acontecerá.  Se a semente não for bem cuidada não dará bons frutos. Apadrinhe, apoie, cultive sonhos.

Linha do Tempo da Semente